Portugal 2030 disponibiliza financiamento para empresas e empreendedores que podem ser a chave para expandir os seus negócios. Para aproveitar essas oportunidades, é necessário seguir alguns passos, como definir um projeto, conhecer as oportunidades de financiamento disponíveis, elaborar uma candidatura e acompanhar o processo. Com um bom planeamento e uma candidatura rigorosa, é possível obter financiamento para o seu projeto e contribuir para o desenvolvimento económico e social da sua empresa.
O que é o Programa Portugal 2030?
A Estratégia Portugal 2030 é um programa de desenvolvimento económico que visa aproveitar as oportunidades e desafios da economia global para impulsionar o crescimento económico, aumentar a competitividade global do país e melhorar a qualidade de vida dos portugueses.
Este conjunto de medidas, que inclui os planos de recuperação e desenvolvimento da economia, da sociedade e do território nacional para a próxima década, em convergência com a União Europeia, tem objetivos específicos para o país, nomeadamente:
- Aumentar a produtividade e a competitividade das empresas portuguesas;
- Fomentar a inovação e a criatividade;
- Aumentar a qualidade de vida dos portugueses, especialmente no que diz respeito à saúde, educação e bem-estar;
- Aumentar a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental;
- Fortalecer a economia global de Portugal e aumentar a sua presença no mercado internacional.
Quem pode ser apoiado pelo Programa Portugal 2030
Empresários e empresas são claramente alvo deste programa, mas não são só estas entidades que podem beneficiar da estratégia 2030: particulares, organismos públicos, associações e outras entidades privadas, também estão contempladas. Por isso, se tem uma boa ideia que se enquadra neste programa, se é um empresário ou tem uma empresa, pode candidatar-se ao Programa Portugal 2030!
Através do Acordo de Parceria entre Portugal e a Comissão Europeia, existem 23 mil milhões de euros dos fundos europeus para aplicar em projetos que estimulem e desenvolvam a economia portuguesa, entre 2021 e 2027. O valor total disponível para financiar os projetos será distribuído através de programas, organizados por temas e por regiões. No âmbito de cada programa serão criados os apoios e definidas as condições a cumprir por quem se quiser candidatar:
Programas temáticos (13,094 mil milhões de euros)
- Inovação e transição digital (3,905 mil milhões de euros);
- Ação climática e sustentabilidade (3,119 mil milhões de euros);
- Demografia, qualificações e inclusão (5,691 mil milhões de euros);
- Mar (379 milhões de euros).
Programas Regionais do Continente (7,833 mil milhões de euros) e das Regiões Autónomas (1,899 mil milhões de euros)
- Norte (3,395 mil milhões de euros);
- Centro (2,172 mil milhões de euros);
- Açores (1,140 mil milhões de euros);
- Alentejo (1,104 mil milhões de euros);
- Lisboa (381 milhões de euros);
- Algarve (780 milhões de euros);
- Madeira (760 milhões de euros).
Como concorrer ao Programa Portugal 2030
Realizar uma candidatura ao Programa 2030 é uma tarefa relativamente simples, que certamente vai valer a pena se for aceite! Para além do preenchimento dos formulários oficiais, é necessário submeter documentação relativa à empresa/negócio, por exemplo, plano de negócios ou documentos contabilísticos. Na realidade, os documentos a entregar variam com a área de negócio e o programa a que se candidata. Consulte os programas existentes e realize a sua candidatura no Portal Portugal 2030.
Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)
Para além dos programas Portugal 2030, também pode candidatar-se às ações do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), fruto da iniciativa NextGenerationEU do Conselho Europeu para minimizar o impacto económico e social da crise atual, focado especificamente na Resiliência, Transição Climática e Digital.
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é um programa de âmbito nacional, a executar até 2026, que pretende implementar um conjunto de reformas e de investimentos para impulsionar o crescimento económico sustentado e alinhado com os seis pilares da estratégia europeia 2030:
- Transição verde;
- Transformação digital;
- Crescimento inteligente, sustentável e inclusivo;
- Coesão social e territorial;
- Saúde e resiliência económica, social e institucional;
- Políticas para a próxima geração, crianças e jovens.
As candidaturas para o Plano de Recuperação e Resiliência podem ser realizadas através do portal Recuperar Portugal, onde é possível pesquisar pelas várias componentes do PRR e ainda fazer um pedido de notificação de futuras aberturas de candidaturas.