O Cegid Vendus usa cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização.

Quais as melhores plataformas de take away para Restaurantes?


Entregar os fabulosos pratos que disponibiliza no restaurante diretamente na casa dos clientes é uma mais valia para o seu negócio! No entanto, ter uma estrutura que permita fazer um serviço de take away e delivery rápido e eficiente, não é muito fácil, especialmente se o restaurante for de pequena dimensão. Mas não se preocupe, existem diversas plataformas no mercado especializadas em entregas às quais pode recorrer!

Vantagens de Takeaway e Delivery

A pandemia veio solidificar a importância de prestar serviços mais alargados e a restauração percebeu rapidamente a importância dos serviços de takeaway e delivery. São claros os benefícios para o consumidor, mas quais as vantagens para os restaurantes? Estes são os principais benefícios da utilização de plataformas de take away e delivery:

  • Melhor atendimento, acrescentando um novo serviço para atender às necessidades dos clientes;
  • Facilidade de implementação, o registo normalmente é simples e rapidamente pode começar a utilizar a plataforma;
  • Facilidade de atualização dos menus, inserção ou remoção de novos pratos e preços;
  • Atendimento de um maior número de clientes, não sujeito à capacidade física do restaurante;
  • Maior projeção do restaurante, através da divulgação nas plataformas;
  • Diminuição de erros de comunicação, comparativamente a encomendas realizadas por telefone;
  • Baixo investimento para aderir a plataformas.

10 Plataformas de Take Away/Delivery para Restaurantes

As plataformas que existem no mercado são verdadeiros aliados, tanto para tornar o restaurante mais conhecido, como também no serviço eficiente de entrega. Normalmente, o procedimento para o cliente é o mesmo em todas as plataformas:

  1. O cliente encontra o restaurante e faz um pedido através da respetiva app;
  2. O  restaurante aceita e prepara os pedidos;
  3. Os parceiros de entrega recolhem o pedido no restaurante e fazem a entrega ao cliente.

Por isso, se tem um restaurante, inscreva-se nestas plataformas online de entrega ao domicílio para alavancar as vendas!

1. Uber Eats

A Uber Eats é, provavelmente, a plataforma online de entrega de comida ao domicílio mais conhecida. A maior parte dos restaurantes e fast food já trabalha com a Uber Eats, mas a lista continua a aumentar diariamente. Para começar a usufruir dos benefícios da utilização nesta plataforma, inscreva o restaurante na Uber Eats.

Em termos de preços, os restaurantes têm de pagar uma taxa de ativação única, que inclui um kit de boas-vindas, um tablet, o software de restaurante e uma sessão fotográfica profissional. Por cada pedido do restaurante, efetuado através do Uber Eats, é calculada uma taxa de serviço. Para mais informações sobre preços, raio de entrega ou sobre processo de se tornar parceiro Uber Eats contacte diretamente a plataforma.

2. Glovo

Com a promessa de entrega dos pedidos em 30 minutos, 24 horas por dia, durante todos os dias da semana, a Glovo é uma das mais conhecidas plataformas de take away existente atualmente no mercado. Fundada em 2015 em Barcelona é um serviço que entrega refeições e outros produtos. Se tiver interesse, registe o seu restaurante na Glovo.

3. Nomenu

Plataforma nacional, existente desde 1998 e com mais de 1200 restaurantes, é mais uma opção para entrega dos seus pratos ao domicílio. Para mais informações e inscrição, consulte a página Nomenu.

4. Bolt Food

Esta plataforma de entrega permite inscrição do restaurante de forma gratuita e configura o perfil na app: menu e o horário de funcionamento. Se inscrever o seu restaurante na Bolt Food usufrui da isenção de taxa de entrega durante os primeiros 30 dias.

5. Takeaway

De origem holandesa e com presença em Portugal desde 2016, esta plataforma prima por um serviço diferenciado, com entregas isentas de comissão para o ciente e realizadas em bicicletas de forma mais ecológica, através da utilização de bicicletas. Se optar por esta empresa, pode inscrever o restaurante na Takeaway.

6. Vincitables

Inicialmente, a Vincitables era uma aplicação para reservas, mas rapidamente acrescentou a entrega ao domicílio aos seus serviços. O principal objetivo desta plataforma é a digitalização do serviço de delivery, oferecendo aos restaurantes a possibilidade de concentrar tudo na aplicação: venda direta através do website e redes sociais, assim como configuração de raios de entrega, datas específicas ou custos variáveis. Se gostaria de experimentar este serviço, inscreva o seu restaurante na Vincitables.

7. Bring Eat

Plataforma em regime de franchising que permite que o cliente realize a sua encomenda através do site, app ou telefonicamente. Neste momento opera em Angra,Cascais e nas cidades de Coimbra, Viseu e Funchal. Se tem um restaurante nas áreas de atuação desta plataforma, inscreva o seu restaurante na Bring Eat.

8. EatTasty

Startup portuguesa que permite a encomenda e entrega de almoços diariamente. Neste momento, esta plataforma de entregas apenas funciona nas cidades do Porto e de Lisboa. Por isso, se tem um restaurante nestas zonas, pode inscrever-se no EatTasty.

9. Cookoo

Este kitchen hub portuguesa foi criado em 2019 por chefes de cozinha portugueses empreendedores. Permite adquirir diferentes refeições numa só encomenda. Se esta for a plataforma que pretende e tiver um restaurante na zona de Lisboa, contacte a Cookoo.

10. Comer em Casa

Empresa que disponibiliza site e app para entrega de refeições ao domicílio. Tem parcerias com mais de dois mil restaurantes em diversas cidades do país. Caso deseje ser parceiro desta plataforma tem de manifestar o interesse em ser contactado pela equipa do Comer em Casa.

Como Escolher e Utilizar plataformas de Takeway e Delivery

Apresentamos as plataformas com maior projeção no mercado, mas como escolher a que se adequa mais ao seu restaurante? Como adaptar os menus à entrega em casa? Estes são alguns pontos que deve equacionar antes de escolher a plataforma que pretende utilizar no seu tipo de negócio:

  • Recolha informação sobre as plataformas mais relevantes para o seu restaurante - custos de registo, taxas de entrega, etc;
  • Adapte o menu às condições de distribuição, para que a qualidade não fique comprometida - o tipo de embalagens, o espaço que vai necessitar, etc;
  • Reorganize o menu, reduzindo o número de pratos se necessário, para proporcionar variedade, mas também uma boa experiência no momento de escolha;
  • Não descure o aspeto tecnológico - tablet ou outro equipamento necessário deve estar sempre com bateria e em boas condições de funcionamento;
  • Opte por testar uma ou duas plataformas e mude se não ficar satisfeito com os resultados.