O branding é uma ferramenta de comunicação fundamental para diferenciar uma marca, demonstrando claramente o valor desta para os consumidores. Assim, fazer branding na empresa permite criar fortes ligações entre o cliente e a marca, para que este opte pela marca no momento de decisão de compra.
O propósito do branding é atrair e reter clientes, criando ligações conscientes e inconscientes com a marca, que permitirão que estes optem pela marca no momento de decisão de compra. As empresas devem trabalhar a estratégia de branding para construírem uma perceção positiva sobre a sua marca, produtos ou serviços. Isto é possível através de um conjunto de ações alinhadas com a missão e valores da empresa.
Passos para Fazer Branding
Antes de utilizar branding na empresa é importante definir claramente a identidade da empresa, assim como a proposta de valor que esta apresenta. A identidade de uma empresa engloba os valores que ela defende e transmite, a sua aparência, a sua história e cultura organizacional. A proposta de valor refere-se ao que a empresa (ou produtos/serviços) oferece ao cliente que faça diferença na sua vida.
1. Definição do Objetivo do Branding
É importante definir claramente o que se pretende com o branding. Por exemplo, fomentar o crescimento da marca ou vender mais.
2. Alinhamento com a Identidade da Marca
Definir a identidade da empresa, assim como a proposta de valor que esta apresenta, é muito importante no processo de branding.
As seguintes questões podem ser utiizadas para determinar a identidade:
- O que a empresa faz;
- Como a empresa faz;
- Para quem a empresa faz;
- Qual é a identidade da empresa;
- E diferencia das outras empresas.
3. Planeamento do Branding
Deve ser criado um plano para cumprir os objetivos propostos, que passa pelo nome e logótipo, mas vai mais além. Explore o branding utilizando os diversos sentidos (se aplicável):
- Visual - marca, logótipo:
- Auditivo - banda sonora, slogan;
- Olfativo - associar uma fragrância à marca;
- Paladar - associar um determinado gosto à marca;
- Cinsetésico - adicionar textura, relevo ao logótipo, por exemplo.
4. Utilização de Recursos Disponíveis
A utilização de diversas ferramentas permitem ajudam a criar e a moldar a marca:
- Preço competitivo;
- Experiência adquirida em contexto de loja;
- Publicidade e comunicações;
- Branded content;
- Identidade visual (logótipo, website e cores, etc).
Veja também: