Hoje em dia, não faltam opções para o que quer que seja, nomeadamente no que diz respeito a ferramentas e meios especializados em educação e desenvolvimento pedagógico. Isto tem impacto na captação de alunos para os centros de estudos e escolas, tendo em conta o nível de exigência e concorrência envolvidos.
Tem um centro de estudos? Saiba como angariar alunos e diferenciar-se no mercado!
Quem tem ou pretende abrir um centro de estudos em Portugal, deve saber que um dos passos principais para garantir o seu sucesso é a criação de um plano de negócios detalhado e completo, que inclua as diferentes fases do processo de abertura e desenvolvimento da empresa.
Uma dessas fases deve contemplar a estratégia de comunicação e marketing, com o objetivo de dar a conhecer o seu centro de estudos, de captar alunos e de os fidelizar. No entanto, grande parte dos empreendedores perguntam-se “como angariar alunos?” ou “como promover o meu centro de estudos?” e essa resposta não parece ser simples.
Como tal, reunimos 7 dicas para melhorar a captação de alunos para o seu centro de estudo, confira!
1. Dias abertos aos alunos e pais
Os centros de estudos apresentam um elevado nível de competitividade, tendo em conta a crescente preocupação dos Educadores (pais das crianças e outros responsáveis) com a aprendizagem e acompanhamento das suas crianças ou jovens.
Deste modo, é uma escolha que exige bastante ponderação por parte destes Educadores, tendo em conta a importância que representa para eles e a necessidade de se sentirem confiantes e confortáveis nessa decisão, que impactará diretamente o sucesso escolar dos seus educandos. Assim, poderá atrair alunos para a sua escola oferecendo a oportunidade de, tanto os pais como os alunos, visitarem as instalações do espaço e conhecerem de perto todos os profissionais envolvidos.
Assim, poderão perceber diretamente se todo o serviço está de acordo com as suas expectativas, colocar todas as suas dúvidas e optar, mais facilmente, por realizarem a matrícula no centro.
2. Eventos relacionais
Neste tipo de atividade, é fulcral que exista um nível elevado de confiança e perceção de qualidade por parte dos pais ou responsáveis pelas crianças e jovens. Como tal, o contacto direto e pessoal é, ainda, uma das melhores formas de criar empatia e confiança com os possíveis interessados.
Para que isso aconteça, pode ser bastante vantajoso estar presente em eventos relacionais, em locais como escolas ou instituições de ensino, feiras ou outro tipo de lugares, com o objetivo de dar a conhecer o seu espaço, serviços disponíveis, profissionais e, até, oferecer condições exclusivas a quem se inscrever no centro de estudos, a partir desses eventos.
Procure fazê-lo numa fase pré-escolar, isto é, antes do calendário escolar ter início.
3. Serviços 360º
A população tem cada vez menos tempo, pretende opções rápidas e completas e, como tal, espera encontrar soluções globais. Deste modo, se pretende ser bem sucedido, o seu produto não pode ser “apenas” um produto, muito menos no que diz respeito aos serviços, como é o caso dos centros de estudo.
Tendo em consideração a falta de tempo dos pais e Educadores, correria do dia a dia e novas necessidades das crianças e jovens, quando estes procuram por um centro de estudos, não significa que necessitam apenas de um apoio escolar, apesar de poder ser o serviço central.
Se pretende captar alunos, deve disponibilizar um conjunto de serviços adicionais, de forma a ter uma oferta 360º, adaptada a diferentes necessidades, entre os quais: serviço de transporte escolar, apoio psicológico, apoio psicotécnico, atividades desportivas, atividades de verão, prolongamento e entre outras.
4. Partilha de reviews e experiências
O word-of-mouth, isto é, o marketing boca a boca, feito por atuais ou antigos clientes e utilizadores de qualquer produto ou serviço tem um impacto absolutamente gigante na perceção de valor do negócio por parte de outras pessoas, especialmente de possíveis interessados.
Como tal, é bastante importante oferecer um apoio especializado aos seus clientes, de forma a acompanhá-los em todas as fases dos processos e garantir que estão satisfeitos. Pode fazê-lo a partir da monitorização da satisfação por parte dos pais e alunos, através de pequenos inquéritos, de modo a identificar possíveis pontos de melhoria e necessidades.
De forma complementar, a partilha de reviews dos atuais e antigos clientes pode ser uma das chaves para o estabelecimento de uma opinião de confiança e de captação de novos clientes. Para isso, incentive essa partilha positiva, a partir da atribuição de pequenos benefícios, por exemplo.
5. Email marketing
O email marketing, embora ainda não seja utilizado e valorizado por um grande número de empresas e indivíduos, pode ajudar a contactar e estabelecer uma relação com o seu público-alvo.
Para isso, deve criar formas de obter uma base de dados de possíveis, atuais, assim como clientes passados, com a sua autorização expressa e prévia, para utilizar para comunicações com fins de marketing. Mas como?
Pode fazê-lo a partir do incentivo para a subscrição de uma newsletter, diretamente em alguns dos eventos onde marcar presença ou através de um formulário online, disponível no seu website.
Consequentemente, tendo essa base de dados, pode segmentá-la de forma inteligente, com o objetivo de enviar comunicações de incentivo à inscrição no centro de estudos, de forma personalizada, a cada tipo de cliente.
6. Inovação dos métodos de ensino
O mundo está em constante evolução e aprendizagem, o que faz com que uma grande parte da população passe a ser mais criteriosa nas suas escolhas, nomeadamente no que diz respeito ao ensino dos seus filhos, algo bastante valorizado nos dias de hoje.
Em consequência disso, existe uma enorme variedade de métodos de ensino, uns mais tradicionais, outros disruptivos e muitos baseados em modelos de ensino mais inovadores.
Procure conhecer o mercado, as necessidades do seu público-alvo e adaptar-se a esta realidade, a partir de métodos de ensino diferenciadores (exemplo: centro de estudos com apoio online) e ajustados às competências e objetivos de cada criança ou jovem (exemplo: serviços de apoio especial).
7. Utilização de canais e estratégias de marketing digital
A população mundial está-se a tornar cada vez mais digital e, reflexo disso, é o número crescente de utilizadores das diferentes redes sociais, bem como o facto de, na sua maioria, pesquisarem online, nos motores de pesquisa Google, antes de optarem por algo - saiba como ser encontrado online.
Isto mostra-nos que é quase obrigatório estar presente neste tipo de meios digitais e criar uma forte presença digital, se pretende dar a conhecer o seu centro de estudos e salientar-se da concorrência.
Embora as novas tecnologias tenham todo este impacto e exista uma panóplia de canais digitais, é essencial criar uma estratégia de comunicação omnicanal, alinhada com as restantes comunicações (mais tradicionais), de modo a alcançar outro tipo de cliente, se assim for o seu objetivo.
Otimize o seu negócio com o Vendus!
Pequenas dicas e ações podem, realmente, fazer toda a diferença na atração e captação de novos alunos. No entanto, de que importa captar um grande número de clientes se não utiliza sistemas compatíveis com a gestão das necessidades dessas pessoas, ao nível de faturação, gestão ou contabilidade?
O Vendus pode ser uma ajuda fundamental nesta captação de clientes, a partir do acompanhamento, de forma contínua e em todas as fases do processo, garantindo-lhe maior rapidez e simplicidade na hora de emitir faturas e gerir o seu negócio.
Conheça todos os planos de subscrição do Vendus, a partir de 4,99€ por mês!