A assinatura digital é utilizada como identificação da autoria de documentos electrónicos como, por exemplo, uma fatura eletrónica. É realizada eletronicamente, não ficando visível, e poderá ser enviada por email para o cliente. Quando o documento com assinatura digital é aberto num programa de visualização para o efeito, surge a informação que está assinado digitalmente.
Vantagens da Assinatura Digital
Existem diversas vantagens da assinatura digital, nomeadamente em comparação com a assinatura manuscrita:
- rapidez (documentos podem ser rapidamente assinados, mesmo em zonas diferentes do mundo);
- mobilidade (é possível aceder em todo o lado, desde que online);
- segurança (a assinatura está encriptada e portanto protegida, sendo dificilmente interceptada por terceiros;
- armazenamento (facilmente guardado e acedido sempre que necessário);
- ecologia (não é necessário imprimir nenhum documento para ser assinado).
Certificado Digital Qualificado
É um tipo de certificado que todas as empresas com sistemas de faturação eletrónica devem possuir para assinatura na emissão de faturas eletrónicas. Garantem o reconhecimento automático e legal da assinatura electrónica em Portugal e na Comunidade Europeia. Estes certificados são apropriados para assinaturas digitais e autenticação, onde a prova de identidade e o reconhecimento legal sejam essenciais.
Existem empresas credenciadas como entidades certificadoras, para emissão de Certificados Digitais Qualificados, salientamos as seguintes:
O Certificado Digital Qualificado é armazenado em equipamento criptográfico e normalmente utiliza o seguinte equipamento:
- Cartão criptográfico;
- Leitor de cartões;
- Token criptográfico;
- Selos temporais.
Veja também: