Estar desempregado pode ser uma oportunidade para desenvolver uma ideia e criar o próprio negócio. Existem diversos apoios para criação de novas empresas, crédito e financiamento pensados para desempregados.
Apoio à Criação do Próprio Emprego
O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) disponibiliza apoios para a criação do próprio emprego ou empresa. Um deles é através do pagamento do subsídio de desemprego de uma só vez, para criar o próprio posto de emprego ou gerar mais oportunidades de emprego.
Para isso, apenas é necessário apresentar um projeto de criação do próprio emprego no centro de emprego da área de residência ou da zona onde será implementado o plano de criação do próprio emprego. O IEFP analisa a viabilidade do projeto e emite um parecer.
- A criação do próprio emprego deve ser a tempo inteiro (como empresário em nome individual ou através da constituição de uma empresa);
- É possível a entrada como sócio para uma empresa já existente, desde que esta lhe garanta o emprego a tempo inteiro;
- O posto de trabalho criado deve ser mantido pelo período mínimo de três anos e não pode ser exercida outra atividade remunerada;
- O projeto tem de ser executado nas condições e nos prazos indicados na candidatura.
Crédito para Desempregados
Pedir um empréstimo numa instituição bancária é provavelmente um dos tipos de financiamento mais tradicional. Para obter a melhor oferta de crédito é necessário analisar as taxas de juro e as respetivas comissões. Visite as diversas instituições bancárias e escolha a mais adequada ao negócio.
Especialmente desenhado para desempregados, jovens empreendedores à procura do primeiro emprego e trabalhadores em regime precário, o microcrédito também pode ser uma solução para obter financiamento, mesmo sem rendimentos ou garantias (montante máximo de financiamento é de 15 mil euros). É possível obter mais informações junto da Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC).
Financiamento a Novas Empresas
O IEFP, para além do pagamento do subsídio de desemprego de uma só vez, também disponibiliza linhas de crédito para financiar o negócio. Portugal 2020 (candidaturas a fundos estruturais europeus), crowdfunding, Business Angels e apoios IAPMEI (startup voucher, vale incubação e empreendedorismo, etc) são algumas das opções financeiras para desempregados que pretendem iniciar a sua atividade como empresários ou abrir uma empresa. Conheça os apoios financeiros a novas empresas.
Software de Faturação Online
Ter um software de faturação online certificado é uma mais-valia para qualquer negócio. Por isso, o Vendus disponibiliza um apoio ao empreendedorismo através de utilização gratuita durante 3 meses.
No plano Flex é possível usar o Vendus sem qualquer tipo de limite: faturação, gestão de stocks, estatísticas e utilizadores ilimitados. Tudo sem contratos, nem complicações, pronto a utilizar na hora!