A análise PESTEL identifica o impacto que o ambiente externo pode ter na empresa, produtos comercializados ou serviços disponibilizados, por isso é muito importante para gerir o seu negócio! Vamos analisar detalhadamente cada fator da análise PESTEL e como pode implementar na sua empresa.
O que é a Análise PESTEL?
A análise PESTEL, uma versão mais completa da Análise PEST, é um instrumento que permite ter uma visão macro do mercado, pois, analisa as mudanças externas à empresa, nomeadamente, os fatores políticos, económicos, sociais, tecnológicos, ecológicos e legais, no contexto empresarial.
Utilizar a matriz PESTEL é fundamental para ter uma visão alargada da área de negócio e do ambiente externo à empresa e para ajudar a detetar oportunidades e ameaças relevantes para o negócio. A sigla PESTEL refere-se aos vários fatores de análise, que detalhamos de seguida.
Fatores Políticos
Esta análise foca-se nas tendências políticas e na legislação vigente que influenciam o setor onde a empresa se insere. A estabilidade do Governo e políticas governamentais, as leis e regulamentação do setor e os acordos de comércio internacional em vigor, são alguns dos pontos que devem ser considerados.
Fatores Económicos
Nesta rubrica podem ser analisados os fatores macroeconómicos e microeconómicos. Os primeiros estão relacionados com as condições gerais de oferta e procura, já os segundos são relativos às características dos consumidores. Assim, estes são pontos a considerar:
- Incentivos e financiamentos disponíveis;
- Produtos/serviços/negócios semelhantes;
- Impostos e taxas obrigatórios;
- Taxa de desemprego atual e respetivas políticas de emprego;
- Nível de confiança económica do país.
Fatores Sociais
Para uma boa estratégia de marketing, é fundamental identificar as características do consumidor que podem interferir com a área de negócio, nomeadamente:
- Estilo de vida na zona da empresa e distribuição geográfica;
- Papéis sociais e níveis de escolaridade;
- Taxa de natalidade e esperança média de vida;
- Hábitos de consumo.
Fatores Tecnológicos
As empresas são afetadas pela transformação digital, por isso é crucial perceber bem este fator. Assim, deve realizar-se uma avaliação do impacto das inovações tecnológicas existentes num determinado produto ou serviço e dos profissionais tecnicamente qualificados para a área de negócio.
Fatores Ecológicos
Também chamados de fatores ambientais, são cada vez mais relevantes para as empresas atuais, pois, os clientes esperam responsabilidade ambiental. Assim, devem ser cuidadosamente analisados os diversos aspetos ambientais e como podem impactar o funcionamento da empresa, por exemplo:
- Regulamentação ambiental e ecológica;
- Redução da pegada de carbono e gestão de resíduos;
- Políticas de sustentabilidade;
- Utilização de energia renovável.
Fatores Legais
Conhecer as legislação e aspetos relacionados com a mesma é fundamental para evitar problemas legais. Nesta etapa da análise considere avaliar:
- Legislação pendente ou mudanças de tributação;
- Legislação laboral;
- Lei do consumidor;
- Prazos de ajuste às mudanças legislativas.
Como fazer uma Análise PESTEL
De forma simples, realizar uma análise PESTEL ao seu negócio consiste em analisar cada fator mencionado anteriormente. Junte a equipa e faça uma reunião de brainstorming para analisar os fatores políticos, económicos, sociais, tecnológicos, ecológicos e legais, especialmente as ameaças e oportunidades relacionados com cada um deles.
Diferenças entre Análise PESTEL e Análise SWOT
A análise SWOT possibilita a avaliação dos fatores internos e externos da empresa, por sua vez a análise PESTEL apenas considera os aspetos exteriores, mas de uma forma mais abrangente.
Portanto, a melhor abordagem é utilizar as duas ferramentas de análise: proceder a uma análise PEST e usar a informação recolhida nas Oportunidades e Ameaças da análise SWOT. Saiba o que é uma análise SWOT e como fazer na sua empresa.